Paul Theroux, Luis Sepúlveda, Romana Petri e Francisco José Viegas são alguns dos 40 escritores de 10 países que participam a partir de sábado, em Matosinhos, no I
V Encontro de Literatura em Viagem (LeV), informou a Lusa.
Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, Itália, México e Peru são, além de Portugal, os países de origem dos escritores participantes no encontro organizado por Francisco Guedes e promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, que decorre até terça-feira na
Biblioteca Municipal Florbela Espanca, de Matosinhos e na Galeria Municipal.
«Mais importante que o destino é a viagem»Ao longo de quatro dias, temas como «Escrever a Guerra», «Poética da Viagem», «Viajar para contrariar a Monotonia», «Ler o Mundo, Viajando», «A Viagem é a Minha Memória» e «Viajar é preciso» serão debatidos no encontro, cujo mote é uma frase do pensador Eduardo Lourenço: «Mais importante que o destino é a viagem».
Entre os participantes estrangeiros, estarão escritores como os norte-americanos Paul Theroux e Helene Cooper, os argentinos Eduardo Belgrano Rawson e Leila Guerriero, o mexicano Gonzalo Celorio, o chileno Luis Sepúlveda, o peruano Santiago Roncagliolo, o espanhol Ricardo Menéndez Salmón, a italiana Romana Petri e os brasileiros Christiane Tassis e Marçal Aquino.
Filomena Marona Beja, José Jorge Letria, Miguel Real, Julieta Monginho, Francisco José Viegas, Cristina Carvalho, João Tordo e José Luís Peixoto serão alguns dos escritores portugueses presentes no encontro.
O LeV começa sábado, às 11:00, com um atelier para crianças, intitulado «Uma história nas asas de um avião», na Biblioteca Florbela Espanca, a que se seguirá, pelas 15:00, a conferência de abertura desta 4ª edição, pelo diplomata e escritor José Fernandes Fafe no salão nobre da câmara. Na ocasião, será lançado o segundo número da revista Itinerâncias, a publicação oficial do encontro.
Serão ainda lançados RomancesObras do consagrado Paul Theroux («O Velho Expresso da Patagónia», finalmente traduzido em português), de Eduardo Belgrano Rawson («Para Lá da Terra do Fogo», considerado o melhor romance argentino das últimas décadas), e da repórter argentina Leila Guerriero («Os Suicidas do Fim do Mundo»), editadas pela Quetzal, serão lançadas nesta edição do LeV.
Também o escritor e professor universitário mexicano Gonzalo Celorio apresentará um romance, intitulado «Três Lindas Cubanas», bem como a brasileira Christiane Tassis («Sobre a Neblina», o seu primeiro romance, escrito com uma bolsa de criação literária) e Marçal Aquino, autor galardoado com o Prémio Jabuti («Cabeça a Prémio», romance em adaptação ao cinema), igualmente com a chancela da Quetzal.
Durante o encontro, serão ainda lançados os romances «Cisne de África» (Livros de Seda), de Henrique Levy, «A Ofensa» (Porto Editora), de Ricardo Menéndez Salmón, «A Casa da Praia do Açúcar» (QuidNovi), de Helene Cooper, «O Assassinato de Berta Linhares» (Sextante), de Jacinto Rego de Almeida, «Ronda Filipina» (Teorema), de César Magarreiro, e «Livro com Cheiro a Canela» (Texto), de Alice Vieira.
Completam o programa deste IV Encontro de Literatura em Viagem a inauguração de uma exposição «Sobre el Mar», de Nacho Selorio, no sábado, e dois concertos, no domingo: o primeiro, às 11:00, do pianista Raul Peixoto Costa, no salão nobre dos Paços do Concelho, e o segundo, «Sons da Fala», pelas 22:00, no Cineteatro Constantino Nery, com Sérgio Godinho, Vitorino, Janita Salomé, Nancy Vieira (Cabo Verde), Guto Pires (Guiné-Bissau), Luanda Cozetti (Brasil), Juka (S. Tomé e Príncipe) e André Cabaço (Moçambique).